Ligue nos e marque o seu exame!

................................................................................................................................................................................................

Exames realizados no Laboratório Neurobiologia Alvim Costa


Eletroencefalografia
Técnica de registo da actividade eléctrica do cérebro, através do crânio e do couro cabeludo, com o auxílio do electroencefalógrafo, graças ao qual se obtém um electroencefalograma. A electroencefalografia fornece informações importantes sobre a localização de lesões cerebrais (traumatismos, tumores), sobre a existência de epilepsia, sobre o funcionamento normal ou patológico do cérebro.


Eletromiografia
A electromiografia, é o exame que identifica as doenças neuro-musculares, dando informação sobre as características funcionais das raízes, plexos nervosos, nervos periféricos, placa neuromuscular e músculo.

 

Potenciais Evocados
Existem, com aplicabilidade corrente, 3 tipos principais de estudos de potenciais evocados, todos eles realizados no nosso Centro:


Potenciais Evocados Visuais (PEV)

Usados para diagnosticar défices visuais devidos a lesão do nervo óptico e vias ópticas, processos desmielinizantes como na esclerose múltipla, lesões vasculares, etc. São igualmente úteis para diagnosticar “cegueira histérica” ou dissimulação, em que a perda de visão não tem qualquer fundamento em lesões nervosas.

 

Potenciais Evocados Auditivos (PEA)

Usados para diagnosticar défices auditivos. Podem distinguir lesões ao nível do nervo acústico (que transporta informação do ouvido até ao tronco cerebral), ou défice na condução das vias auditivas pertencentes ao próprio tronco cerebral. Os PEA são úteis no diagnóstico do neurinoma do acústico (tumor do nervo auditivo), em variadas lesões das vias auditivas no Sistema Nervoso Central e nomeadamente no tronco cerebral. São igualmente úteis para avaliar a capacidade auditiva para altas-frequências, para determinar morte cerebral, e para monitorizar funções do tronco cerebral durante cirurgia. São ainda de grande utilidade para avaliações da maturidade eléctrica das vias em recém-nascidos, (sobretudo em prematuros) e na detecção de lesões neonatais das vias auditivas e na avaliação dos processos da linguagem.


Potenciais Evocados Somatossensitivos (PESS)

Avaliam a transmissão nervosa dos impulsos nas vias somatossensitivas dos membros (superiores e inferiores) e até ao cérebro, e podem ser usado para diagnosticar lesões ao nível das raízes nervosas, espinal medula e encéfalo. Os PESS podem ser usados para distinguir patologia central versus periférica, quando combinados com estudos de velocidade de condução nervosa, em troncos nervosos periféricos (nervos dos membros superiores e inferiores nomeadamente).

Exames Médicos
Laboratório

Comentários

  Nenhum comentário Comente
Contacto
Laboratório de Neurobiologia Alvim Costa Lda
(Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Coimbra - Exames Médicos


Laboratório de Neurobiologia em Coimbra

Rua Lourenço Almeida Azevedo 18
3000-250 COIMBRA
( Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu )
239 242 325
239 828 727
Mapa do site